sexta-feira, 1 de julho de 2011

O caso da coifa encantada...

Pessoas, depois de ouvir conselhos  de vocês - como o da futura mamãe Rê: "Geralmente as melhores não são tão conhecidas assim" -, ler todas as informações disponíveis na internet e de consultar minha tia chiquérrima que tem um apê lindo com uma coifa bem boa, comecei a prestar atenção em marcas como Elettromec, Cata, Mira, Arix... E aprendi o seguinte: uma vazão boa mesmo começa por 900m³/h e nível de ruído abaixo de 40db é uma ótima pedida, além de viável. Ainda tenho minhas dúvidas, mas pelo sim, pelo não, a potência em torno de 300W parece razoável. Ter filtro de carvão ativado e de alumínio lavável é básico e, se possível, é bom ter mais de um (de cada) se você vai usar a coifa na função depurador.

Descobri alguns detalhes sobre marcas também... A Brastemp e a Electrolux dão a primeira instalação gratuita, já a Tramontina e a Fischer são pagas e dificilmente você vai desembolsar menos de 300 reais. A Falmec, além de produzir ótimas coifas com a sua marca, fabrica as coifas Arix, que em geral são mais baratas que as com a marca Falmec, mas com características bem parecidas. E pelo mesmo caminho vai a Elettromec que fabrica além das sua marca, as coifas Mira. E os preços dessas marcas 'secundárias' são compatíveis com as Fischer e Tramontinas da vida, apesar de terem nível de ruído inferior e vazão e potência compatíveis ou superiores.
Coifa tubo - foto casa.com.br

Coifa reta - foto do mundo paralelo da grande Blogosfera

Coifa arqueada - foto comunidade Casa PRO - membro Rose de Pinho

Coifa reta com vidro - também foto da grande Blogosfera

Fiquei na dúvida entre os modelos... Reto? Com vidro? Maior ou menor? E daí simplifiquei: Pra que vidro? Pra engordurar e eu ter que limpar? Linhas retas são ótimas e combinam com a proposta da casa. Enfim, escolhi o modelo, mas é surpresa.... Hehehe... Mentira, não é nada! Só não comprei ainda por conta da parte da autorizada. Estou esperando a visitinha da assistência técnica (faz dois dias que eles me dão o cano!) para me dar um orçamento e verificar se não há nenhum impedimento para a instalação... Assim que resolver essa parte, volto contar pra vocês!

Obrigada pela ajuda, people! E agora espero ter ajudado quem também tinha dúvidas! 

26 comentários:

  1. Cá, a que eu acho mais linda é a com vidro arqueada, mas gosto não tem a ver com praticidade né, tbm concordo com vc, na hora de limpar a gordura do vidro, somos nós que vamos ter que arcar com isso! rs
    To ansiosa pra ver a sua coifa!

    ResponderExcluir
  2. Cá, isso é como brincar de casinha. Ficamos ansiosas pra ver tudo prontinho, testar, usar. Adoro essas coisas.
    Venho conferir sua coifa já instalada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Menina, não sabia que tinha tudo isso pra comprar uma coifa...parabéns pela aquisição! Tô curiosa...

    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  4. oii Cá conta logo fiquei curiosa e amei as dicas nossa qdo for comprar ja terei uma noção kkkk bjossss

    ResponderExcluir
  5. Oi! Amei seu blog e estou te seguindo!

    Eu não sabia nada sobre coifas até vir aqui no seu blog!rs Aqui em casa eu preciso colocar, mas estou sem disposição ($$$) para isso agora...rsrs. Talvez coloque só um depurador comum já que não faço frituras normalmente. A coifa precisa de uma saída no teto, certo?

    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. nossa quanta informação boa!!! valeu viu... eu que nem tinha pensado ainda sobre coifas, já vou ficar esperta!
    beijos!

    www.decorandoumlar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. oii Cá confesso q fez falta sim heheh apesar de fazermos na área de serviço no disco e fechar todoas as outras portas ficou uns 3 dias o cheirinho na minha AS,roupa estendida nem pensar kkkk, fazer o que né enquanto a coifa não vem vai ter q ser assim mas vontade não passo kkk bjossssss frô

    ResponderExcluir
  8. quando eu for comprar a minha eu volto aqui no teu post pra copiar essas informações!!
    com vidro acho linda, mas nada interessante na hora da limpeza! vou numa reta também, mas agora estou com outras prioridades... quanta coisa né!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Lindezadaminhavidavirtual(...Ufa!) tomara que dê certo.Que tenha um final feliz essa novela mexicana...rssrsr
    Tri bjs procê.

    ResponderExcluir
  10. Cá, vi algumas também, umas maiores, outras arredondadas, mas a verdade é que vou escolher uma na média, por um simples motivo: fritura só lá fora, na pia da churrasqueira, se não a casa toda fica com cheiro, por melhor que seja a bendita. Quanto à casa já era para eu ter mudado em dezembro... A ideia era construí-la em 10 meses, mas como o querido pedreiro anterior foi embora, bem na hora de colocar o telhado, e no mês seguinte começaram as chuvas, que duraram 3 meses, enrolou tudo!! Quem sabe em 3 meses... Bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá!!! eu tb estou nesse impasse, quero comprar minha coifa e acho o modelo com vidro curvo um charme, mas pra minha mansão de 49m2 ela é ENORME...hehe, achei a tubular uma ótima opção além de ser super moderna, não é mesmo??
    Bom, agora só falta eu escolher a marca... não achei que os modelos de ilha eram tão caros!

    Bjo e adorei seu blog, já to te seguindo!
    sonhandoem49m2.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olha, não me lembro do tamanho do seu fogão, mas pra quatro bocas pode usar a de 60 cm e pra de cinco ou seis bocas tem que ser no mínimo de 90 cm (pelo menos foi isso que li na época...rsrsrs). Temos de vidro aqui em casa, e não é algo de outro mundo pra manter limpo. Mas acho que a toda de inox deve ser ainda mais fácil. Só que acho que as que tem vidro são mais bonitas.
    Um beijão e boa sorte na escolha!

    ResponderExcluir
  13. Acho linda as com tampo de vidro, mas penso exatamente nisso...gordurada pra limpar! Pois é menina, com dieta a gente não pode bobear...se eu me entrego uma semana engordo 2, 3kg fácil! Quero chegar o verão em forma! rsrs Boa semana pra vc!

    ResponderExcluir
  14. Acabei de comprar a coifa lá pra casa, deve chegar essa semana ainda.

    Espero que não seja difícil instalar :-)

    http://bragashome.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. OI Cáa!
    Desculpa na demora em passar aqui, mas não sou a entendida no assunto coifa não, tava só dando meus pitacos. Na verdade iria esperar suas conclusões e guardar pra comprar a minha, rs!
    Adorei os detalhes que temos que saber antes da compra, mostra a sua mostra? E dá as dicas tá?
    BJOCAS

    ResponderExcluir
  16. Oi Ca! É isso mesmo. Quando fui comprar a minha, a vendedora me disse que precisaria ter pelo menos 900m³/h. Acabei comprando da Cata, que estava em promoção e acho que ela é bem eficiente. Bjs!

    ResponderExcluir
  17. oi Cá!!!
    Vim cá pra te convidar pro sorteio lá em casa!!!
    vc sumiu!!!!!
    Why??????
    bjs

    ResponderExcluir
  18. Oi Cá...q bom q dei uma dica legal pra vc, rs.

    Comprei a minha coifa e foi uma da CATA de 90cm, nosso cooktop é de 5 bocas e ficou excelente. Lembro q tinha ficado na dúvida pois tinha uma de 70cm, mas a de 90cm foi a melhor aquisição.

    Compramos a coifa toda de inox e ela é muitooo prática. Adorei. Muito boa essa da Cata e puxa toda a gordura mesmooo.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  19. reto com vidro!! mas coloca um tubo maior do que o dessa foto

    bjs querida!

    ResponderExcluir
  20. Obrigada por dividir todas essas informaçoes...coifa ainda era um mistério para mim...sao muito caras , principalmente as de ilha , para errar...sou do blog http://construindocasadepraia.blogspot.com/
    já estou te seguindo

    ResponderExcluir
  21. OI CÁ,
    OBRIGADA POR SUAS INFORMAÇÕES. TENHO QUE COMPRAR UMA COIFA MAS O PROBLEMA É QUE O ESPAÇO PARA ELA É 80 CM E ESSAS SÃO DIFICEIS DE ENCONTRAR. A CATA NÃO FAZ NESSA MEDIDA E ESTOU TENTADA A COMPRAR A AURA (ARIX) O QUE VC ACHA?

    ResponderExcluir
  22. Brastemp, electrolux, fischer, franke, tramontina sao tudo fabricada na china e são de ruim qualidade. A melhor é mesmo a falmec. O resto é só enfeite acima do fogão, infelizmente.

    ResponderExcluir
  23. MEUS AMIGOS COIFA BOA É SÓ DA EMPRESA TUBOAR, PESQUISEM E ME FALEM

    ResponderExcluir
  24. Aposto que você comprou uma Falmec. Essa marca é muito boa. Comprei a minha faz mais de um ano e está funcionando perfeitamente.
    Também escolhi um modelo reto, mais fácil de limpar e o design me agrada.
    Comprei a minha Falmec Apolo nesse site: www.centergarbin.com.br
    O Pessoal tem um atendimento muito bom, vale a pena conferir..

    ResponderExcluir
  25. Oi, gostei das suas dicas, estou a comprar a minha coifa, afinal por qual modelo e marca você optou, está satisfeita? Obrigada!

    ResponderExcluir
  26. Oi!!!Estou a comprar uma coifa, gostei muito das suas dicas, mas poderia compartilhar por qual modelo e marca vc optou e se está satisfeita. Obrigada!

    ResponderExcluir

Pitaquem, flores!!!