quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Gesso

Meninas... meu queixo caiu. Sabe quanto me cobraram pra fazer uma sanca na sala? 76 reais o metro! E são 14metros! Fora as molduras da cozinha, dois banheiros, três quartos e do mezanino... Deu mais de 2mil tudo! Eu já tinha especulado e tem blogueiras que pagaram praticamente a metade disso! E olha que eu escolhi uma sanca aberta simples e molduras simples. Tô pasmada. Vamos ter que agilizar mais orçamentos. Brabo é que esse gesseiro está fazendo a parte do construtor (lavanderia, corredor e lavabo) e, imagina-se, tem boa relação custo-benefício. Que será do resto!?!
Modelo de sanca escolhido
Bom, por hojé é só!

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Diário de obra!

Meninas, fiquei sabendo que pode estar dando problema pra postar comentário aqui no blog. Vou tentar ver o que é, mas não desistam de mim... please...  Estou precisando de pitacos! 

Fui  à obra de câmera em punhos... tá tudo indo pros 'finalmentes' (excetos as famigeradas tomadas, mas deixa quieto)
O piso tá lá, lindo, reluzente... orgulho de mamãe.
Sujinho, tadinho... mas daqui um tempo se dá um jeito!
Aos poucos a casinha vai ficando com um ar habitável...
Sim! Agora temos lareira! Vista do mezanino.
Vista da entrada - à esquerda a lareira e à frente a bancada da cozinha onde quero colocar as poltronas.
A escada tá sendo instalada, e aí bateu grande dúvida... de que cor vamos pintá-la? Quero um help!!!
'Calmem' que essa grade aí do lado é o corrimão que ainda não foi instalado! Se não tiver corrimão eu rolo...


E pra finalizar, a carinha da casa hoje:
Agora toda rebocada, com as aberturas e tchan! Minhas lindas e ex-frondosas árvores estão rebrotando! Viva!

domingo, 26 de setembro de 2010

Cadeiras e Poltronas... vamos sonhando...

Nesse final de semana nós aqui de casa nos demos férias da obra! E assim eu começo a me desligar um pouco da realidade de tomadas e pisos e fico viajando na parte boa da decoração...
Meu companheiro fiel, o floor planner (que eu já postei  aqui) me ajudou nessa enpreitada. Com a definição da cozinha (que eu ainda não tenho a planta definitiva em mãos pra mostrar), passei a me deliciar com cadeiras e poltronas. 'ÓBEVEO' que eu caí no Estúdio Glória (lindo, luuuxo!!!), mas também estou me cuidando pra realidade não ficar tão distante e eu não achar que ganho muitos dinheiros pra pensar em pagar 800 pila cada cadeira.

Cadeiras/poltronas lindas 800 pila cada
Cadeiras luuuxo com marrom e turquesa (aiai...) 710pila cada
Objetivando: Tenho uma bancada (na altura de mesa, sorry... não deu pra brigar com marido) com a área de 165cm X 105cm na qual vai o cooktop e também vamos comer. Essa bancada fica entre a cozinha e 'saleta da lareira' que não pode receber um sofá pra não atravancar o espaço.
Pra minha alegria ontem fui a um bistrô que tinha lindas e confortáveis poltroninhas com rodízios fazendo as vezes de cadeiras... então plim! Por que não ter duas poltroninhas super funcionais que podem tanto ser usadas pra comer quanto para completar o ambiente da lareira? E aí, que vcs acham da idéia? Será que rola?

Poltronas na bancada

Puff dando uma pinta de mesinha de centro e poltronas no 'apoio' da sala

Poltronas e puff auxiliando no nobre obejtivo de receber amigos par tomar vinho ao redor da lareira!
Enfim, que vcs acham? Depois vou postar as possibilidades mais reali$ta$ de poltronas e puff.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Sou vidente nas horas vagas!

Oi, pessoas! 
Desculpem o breve sumiço - senti saudades! Mas estava viajando a trabalho.
Primeiro eu quero muito agradacer o pessoal que visita o blog! É tão bacana poder compartilhar as novidades, destemperos e coisas bonitas que eu vejo aqui com vocês! Sempre que vejo algo legal ou algo acontece na obra fico louca pra vir aqui fofocar! E também de ler as coisas que vocês comentam! Obrigada por me deixarem falar sobre as paredes e não com as paredes! (nota adicional: quanta exclamação num único parágrafo!)

Novidades da obra eu tenho e é algo super inesperado: O construtor se fez de salame!
Ha!
Nesse caso eu não gostaria de dizer, mas vou ter que entoar um 'EU JÁ SABIA, GALVÃO!'
'Fiz brotar' em marido a iniciativa de ir falar com ele e marido falou. A resposta foi: 'Sim, colocamos, mas depois do habite-se!' Para quem tem a sorte de não depender da CEF e de nenhum construtor, não sabe o saco que é obter o tal habite-se. Pra começar leva até mais de 2 meses aqui na cidade... e você tem que ter as pias todas instaladas! Inclusive a da cozinha! Pergunta: ele tá realmente achando que eu vou deixar ele arrebentar todo o azulejo e desinstalar a pia e o balcão pra fazer um rasgo na parede? Ou ele realmente tá na esperança que vai se escapar de instalar 4 relis tomadas? Vou fazer meu trabalho de vidente: ele vai instalar esses troços a contra gosto, mas vai instalar. Ah, vai!
A novidade realmente boa é que hoje eu encomendei a cozinha! Quando a loja me mandar a planta por email vou correr postar aqui!
bjo e queijo procês!

domingo, 19 de setembro de 2010

Diário de Obra

Marido voltou de viagem e a primeira coisa que fizemos foi ir dar uma fiscalizada na obra! Como marido é dedicado!
O piso tá ficando óteeemo! E eu ataquei de macaca de novo, mas ao menos dessa vez  não tava de salto! Essa parte eu nem tinha contado, né?!
O que me deixou furiosa foi que o construtor, na correria pra terminar a casa pra receber o que falta, tá matando coisas que nós combinamos. Hoje, finalizado o reboco interno, vi que só tem uma mísera tomada em cada banheiro (acima do espelho?!) e NADA - ZERO TOMADAS - ao lado do encanamento das pias! Fala sério... eu pedi três vezes pro construtor instalar tomadas para os aquecedores! E ainda temos, entre outras,  a total inexistência de poste de luz pro interfone (nem vou comentar que marido acha tudo isso frescura e sugeriu que não tenhamos interfone... 'é só bater palma!' - abafa o caso, melhor esquecer!). 
Será que o construtor tá esperando instalarem os azulejos nos banheiros e o piso na sala para fazer essas coisas? Só de pensar em depois MARRETAR o porcelatato novíssimo e as paredes recém-pintadas pra corrigir isso, me dá náuseas. E eu tô viajando a trabalho hoje... Logo, quando eu voltar o piso vai estar pronto. Quem é que vai ir lá pegar no pé do construtor e do mestre de obra?

Diante da situação, os prováveis fluxogramas são: 

1) Cá incomoda marido, ops... melhor: convence-o da necessidade de intervir na situação ---> marido dialoga com construtor ---> construtor se faz de salame* ---> mestre de obra nem toma conhecimento ---> eletricista não faz nada ---> Cá passa sem água quente no inverno de ZERO grau pra lavar a louça e as mãos ---> marido ouve Cá reclamar pelo resto da vida.

2) Cá incomoda marido, ops de novo... melhor: convence-o da necessidade de intervir na situação ---> marido  se nega a falar com o construtor ---> construtor permence se fazendo de salame ---> mestre de obra permanece sem tomar conhecimento ---> eletricista não é acionado---> Cá  fica  injuriada toda vez que tem que usar água fria no inverno ---> marido ouve Cá reclamar pelo resto da vida.
 
3) Cá incomoda marido, ops, ah, vocês já sabem! ---> marido cobra construtor ---> construtor se faz de salame ---> marido vai à obra checar ---> mestre de obra toma conhecimento ---> eletricista faz sua parte ---> Cá e marido vivem felizes para sempre!

Fluoxograma utópico e ideal:
# Brota em marido expontâneamente a iniciativa de falar com o construtor ---> construtor providencia rapidamente a solução ---> mestre de obra é acionado e fica feliz em fazer seu trabalho bem feito ---> eletricista instala as tomadas já com a fiação adequada ao aquecedor e comunica seus 'superiores' ---> construtor liga para marido para dizer que está tudo resolvido ---> marido vai à obra para 'descargo' de consciência e verifica que está tudo certo ---> Cá e marido vivem felizes para sempre!

Bom, minha parte eu estou fazendo. O pontapé inicial é incentivar marido a ler o blog hoje. Se não funcionar, vamos aos incentivos já listados acima.

 * se fazer de salame: diminuto da expressão popular gaúcha 'se fazer de salame para não virar linguiça frita', ou seja, quando um individuo simula algo que não correponde à realidade para evitar entrar em maiores complicações.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Juno, Juju, Jujuba...


Juju! Aí está uma parcela considerável da resolução super intempestiva pela casa nova!

Essa criaturinha simpática, que corre atrás do próprio rabo, encorajou e muito esse novo momento da nossa vida. Como assim, Bial? Eu e marido temos um jeito de pensar: primeiro a gente organiza a vida e depois a gente complica ela. Estamos juntos desde que eu fazia a graduação e tínhamos prioridades na vida: ter um bom trabalho, comprar um carro, trocar o apê por uma casa e, depois de tudo isso feito, um baby. 
Juno surgiu em nossas vidas como algo que iria completar nosso lar e também dar uma pequeeena amostra de como seria ter filhos (e como isso impacta na nossa rotina). 
Tá, justiça seja feita, ela foi colocada aí. Ela nunca revira o lixo.
Achamos que estaríamos satisfeitos morando no nosso ap simpático e recém-reformado com nosso cãozinho... e já teríamos trabalho que chega para ficarmos felizes de não termos crianças agora. Maaaas... o tiro saiu pela culatra. Ter essa fofura, que, diga-se de passagem, quase não dá trabalho, só tornou maior a vontade de ter filhos logo. E então está aí um post dedicado à Jujuba pela sua 'participação' no projeto da casa!
'Pseudo pai' dando atenção para 'pseudofilha' na madruga...
Precisa mesmo comentar? Gosta de dormir que nem bebê. Eu ou ela?
Mami, larga essa coisa preta chata aí - notebook - e joga uma bola comigo!

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Diário de obra!

Hoje fomos à obra...
Tinha um enxame de gente por lá. Uns 8 trabalhando. Beleza, não? Vi meu piso!!! Lindo!!! Mas pra isso tive que pagar uma de macaca, pois tiraram a escada provisória de acesso pra rebocar a área da escada. E ainda esqueci a câmera pra foto do 'antes e depois' tsctscstsc...
Ontem, viajando nos blogs, tive um plim! Alguém falou no Adimax, um produto à base de silicone da marca Eliane que 'semi-impermeabiliza' o rejunte. Fui debater o assunto com o azulejista. Tudo certo, sinal verde, a princípio vamos investir nisso. Quem tiver algo contra, fale agora ou...

Cozinha

Dia importante! Fomos à loja-marcenaria de fé, a Leal. Vimos a cozinha... Palavras de marido: 'Aham, lindo mesmo, mas o que vamos cortar?!' É, foi um pouquinho acima do programado, mas fazer o quê? Vocês sabem como o inve$timento é alto pra essas coisas. Mas marido ainda não quer entender dessas coisas: 'Por que a gente não compra uma pronta? É mais barato e mais rápido, não é?'
Mas o mais surpreendente do dia foi isso, o marido se "manifestando". 'Não quero balcão alto na ilha, é ruim de comer, quero na altura de mesa.' 'Não, não quero esse tal de perfil-puxador. Eu gosto de puxador de verdade.' 'Por que você não simplifica e faz uma cozinha igual a do apê? ''É fácil, amor, escolhe o mais barato.' J-u-r-o que a arquiteta da loja se surpreendeu, chegou até a comentar: 'Nossa, depois de uma cozinha e dois banheiros que já fiz pra vocês é a primeira vez que te vejo falar!' Marido tão calmo, quieto, tão cordato sempre. Surpreendente. Isso me lembra nosso bolo de casamento, uma das poucas coisas que ele fez questão: 'não quero nozes, só chocolate e faz só 80 pedaços. tá bom assim' a confeiteira concordou com ele e eu fui voto vencido nas nozes e no número de pedaços. Acabou que não comeu o bolo, não sobrou pra ele. Hehehehehehehehehe. E, enfim, então não sou só eu que saí do quadro de mudez seletiva. Eu blogo insandecidademente e posto comentários... e ele resolve dar pitaco na obra.Que sobre pedaço do bolo pra ele dessa vez!
Bom, eu não quero repetir a cozinha aqui do apê, mas que ela é uma gracinha, é. Pena que eu tô sem foto aqui.
E aí vão cozinhas que valem o seu inve$timento...
Adorei esses azulejos, mas já posso até ouvir o' manifesto'. Ah, sentei nessas banquetas hj. Elas são confortáveis!
Um charme esse balcão em pastilhas de coco.
Não gosto de revestimento escuro, mas tá estilosa essa!
Viram como sou boa esposa? Achei uma cozinha nas cores da do apê e com o famigerado balcão na altura de mesa! Mas tá aí o perfil-puxador...
Madeira Teca com branco e preto. Lindo! Mas a madeira teca é muito rebu$$$cada para nós. E tá aí o balcão na altura de mesa.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Revestimento$$$

Bom, esse é meu calcanhar de aquiles... Eu decido e desdecido essas coisas!
Depois de ouvir conselhos e pesar que a minha cidade é muito úmida. -vejam que enquanto o Brasil está numa secura braba, aqui estou eu quase aprendendo a coachar com uma umidade relativa do ar em 90% nos últimos dias - assim, decidi não ser moderninha nos banheiros. Taca azulejo em tudo!
Como já estão comprados os azulejos do box e os pisos e é tudo branco-branco-mesmo, vamos ter que quebrar o estilo 'hospitalar' sem fazer muito alarde, pois a idéia é algo bem clean. Então respirei e voltei à labuta das lojas de material... fui à Portobello Shop. Tem cada coisa linda... dá pra se perder por lá! Mas tchan! Fiquei só 30min! Elegi alguns possíveis para fazer uma coluna no box, algo que fique bacana com o travertino da pia (a única coisa que não é branca!). A resolução vai ficar por conta do preço. Fiquei entre o printemps ou o thenac - ambos 15x60 cm, no mesmo padrão do azulejo branco. Tô tentanto achar fotos, mas tá complexo.
É esse o 'espírito', mas a cor vai ser creme/bege/marfim... algo disso.
O banheiro da suíte eu vou postergar. Tenho que achar tempo pra ver a banheira com calma. Essa situação é delicada... Tenho que avaliar os aquecedores elétricos pra banheiras (parece que tem quer fazer um mini curso para chegar a uma conclusão), conferir as possibilidades de tamanho pro meu banheiro que é 'suscinto' (155x200) e ter certeza das necessidades de instalação. Por isso ainda nem fiquei chateada ainda por não ter encontrado as minhas pastilhas beringela.
Lindas as pastilhas dessa bancada. Adorei a paginação... (nem precisa ter talento, basta ter bom gosto pra copiar de quem tem!)

Brabo que quanto mais o tempo passa, mais temos o que resolver... tipo:
soleiras - precisa mesmo? granito?
tomadas - o construtor vai colocar? quais queremos?
iluminação - spots? arandelas? lustre pra área da lareira?
gesso - eu quero fazer agora por causa do pó, marido quer deixar pra depois por causa da grana.
cozinha - cadê o projeto da arquiteta? não consegui chegar a uma conclusão do que eu quero em termo de cores...
ilha da cozinha - com banquetas, como eu quero ou mais baixa pra ter cadeiras, como marido faz questão?

cooktop - 4 ou 5 bocas?
e mais quinhentas coisas 'em aberto'...

Mas... nem tudo é indecisão! Tá escolhido o papel do lavabo! E não é nenhuma das alternativas anteriores. É do papel de parede dos anos 70, é zuuuper lavável, emborachado e vai custar uns 130 reais. Feito! Vou me jogar na importação! E seja o Diós quiser!

Papel Anubis

sábado, 11 de setembro de 2010

Simulador de planta

Quem está construindo/reformando sempre tem vontade de ter uma imagem de como vai ficar o ambiente... e daí nos perdemos nos simuladores de tinta, de revestimento, de piso... e eles são super úteis mesmo. Mas tem um em especial pelo qual eu tenho o maior apego, o floor planner. Lá você pode montar plantas da casa e dispor os móveis, personalizando os tamanhos deles. Gente, é uma baita mão na roda na hora de escolher os móveis e organizá-los! Usei e abusei na reforminha do apê. Mas o mais bacana é que na época da reforma eu fiquei viajando numa planta de casa como eu sohava... e a casa que compramos é praticamente igual à da planta!  Vendo as odisséias por que passam os que constroem tudo desde o começo, acho que tivemos muita sorte. Thanks God!
Viram, esta é a plataforma do floor planner. Sem mistério!

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Pisos e mais pisos...

Esse é um dos itens mais importantes do acabamento, pois, sejamos francas, quem vai querer se arrepender e gastar pesado para mudar depois? E ainda conviver com uma troca de piso dentro de casa?!? Eu já passei por isso e acreditem.. é desolador! 
Acontece que são tantas opções que a gente fica tonta na loja... Levei diasss indo e voltando da loja de piso: escolhia um, ia pra casa e mudava de idéia e lá íamos nós outra vez...
Pelas andanças que fiz tem muita gente apostando no cimento queimado, prático e baixo custo... mas pra mim é muita modernidade! Sou uma velha... E nem assim animo com o retrô do ladrilho hidraulico!  Acho fantástico na revista, mas acredito que enjoaria rápido. Os pisos de madeira são lindos, mas caros e necessitam de cuidados como polimento e não podem ver água! Laminados então... qualquer solzinho já destrói. Tivemos um vazamento aqui em casa que detonou todo o laminado da sala. Prometi a mim mesma que nunca mais cairia nessa armadilha. Somando todas as minhas implicâncias, sobrou o porcelanato. 
E quem acha que essa escolha define a questão mal sabe o que vem depois...  quer fosco? polido? esmaltado? claro? escuro? liso? com desenho? bold? retificado? 45x45? 60x60? 80x80? Cansa só de lembrar! Juro que tentei ser assertiva, mas não tive êxito. Depois de muitas idas e vindas, leituras de blog alheio e até apelar pra mãe, decidi: claro, liso, retificado e POLIDO. Segundo marido, eu tenho raízes indígenas aflordas, basta me mostrar um espelho ou algo que brilhe e eu entrego todo meu ouro. Apesar de eu continuar me perguntando se não vai riscar muito, se as crianças não vão escorregar no piso, se não vai manchar... Lá estão metros e metros de pocelanato Cecrisa/Portinari Botticino 60x60 a serem instalados nesta semana.
O rejunte não vai ser o epóxi, mas já superei essa decepção. Os azulejistas daqui não andam se assegurando no epóxi, pois requer técnica apurada. Paciência. Prefiro ter certeza de que não vão detornar o piso.
Mas uma dica de quem viu MILHARES de pedidos de socorro nos sites: NUNCA, sob nenhuma hipótese apliquem Veja ou qualquer produto similar direto no piso! Mancha, acreditam?! Bateu um medinho aqui...
Onde ficam os olhos nessa foto? No piso, não? Tão bonito, quase sem rejunte... Eu não resisti!

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Ah, o Lavabo...


Incrível como a gente pode ficar tão empolgada com um simples lavabo, não?! Afinal, um lavabo nada mais é, ou nada mais deveria ser, do que uma pia e um vaso, confere? Ambiente no qual não despendemos mais de 5 minutinhos e que se destina a um pipis e lavar a mão. E por que raios estou perdendo tanto tempo da vida pensando nele? Com certeza esse é o tipo de questionamento instigado pelo marido...
Mas, apesar de toda a racionalização possível, ainda tenho meus momentos com o lavabo. O que me mantém sem muita culpa é que não importa quanta firula eu possa pensar para o dito cujo, ele é minúsculo e isso dá um bom limite aos meus ímpeto$$$.
Viram? Fica bem bonito sem muita firula... basta conseguir se segurar! Não boto muita fé que eu consiga...

O basicão do lavabo já está determinado: cuba Deca L155, o 'kit banheiros' (vaso monte carlo com caixa acoplada, misturador link e metais - falo dos metais outra hora) e balcão de mdf tipo 'madeira de demolição'.
é esse modelo de balcão, people!

Sem azulejo (disso eu tenho certeza!). Piso igual a todo o resto da casa: porcelanato Portinari Boticino 60x60 (o que me lembra que o piso também requer um post). O charme deve ficar por conta de papel de parede... mas e qual papel de parede??? Achei uns lindos da Alpha, mas desanimei com o preço. Tanta coisa pra fazer na casa, não tô me permitindo marchar com 360pila pra papel de parede. Depois encontrei outras possibilidades no 'papel de parede dos anos 70'. Massss... é via importação. Alguém já comprou nesse site? Normalmente não me amedronto com compra via internet - até meu cachorro e meu vestido de noiva achei no orkut! - mas sei lá, vai que...
lavabo com papel de parede - e olha que jóia esse roda pé!
a luz fez toda a diferença, não?
Bom aí vão as fotos dos papéis de parede que achei bacanas:

Marrom com turqueza... luuxo! Mas 360 'reaus'... que dor no bolso!

Gostei desse... e é meio termo... 150 pila.


Achei um mimo esse... sem falar no preço camarada 80 pila

Banheiros

Ah, quanta dúvida!!!
Essa foi a minha maior insegurança até agora... Os armários desses serão brancos e os tampos em travertino. Simplifiquei para não me complicar. Aprendi isso com a querida Lilly e seu Blog da Reforma! O mesmo com os misturadores: Monocomando Link de mesa da Deca (parênteses para o preço dos misturadores... quase tive um síncope!)
simpático, não?

E também nada de complicação com os vasos! Monte Carlo com caixa acoplada da Deca:


As cubas são liindas... de apoio! Sempre quis cubas de apoio!
cuba da suíte - foto 'emprestada' de algum blog que eu não lembro... se alguém tiver a autoria, avise, please!


cuba do banheiro 'das crianças' que ainda não temos, mas... (idem...peguei emprestada a foto)

Mas o resto... não consigo paginar azulejos!!! Descobri essa deficiência recentemente. Marido queria uns azulejos com risquinhos cinza, mas desses eu não gosto e nem sei direito o porquê. Pior que são exatamente estes que tem no banheiro do apê e eu não acho ruim, mas não me encorajo a usá-los na casa nova. Daí resolvi ser prática, coloquei piso e azulejo branco em tudo. Apollo Bianco retificado da Itagres no da suíte e no social. Mas, o pensamento inicial é usar azulejo só nas áreas molhadas e pintar o resto com tinta epóxi. Também não sei se esta á a melhor opção. Alguém no grande oráculo na blogosfera pode me dar uma luz?

Seguem fotos de banheiros inspiradores
Simples.. adoro isso!
balcão muito parecido com o meu!
me apaixonei por estas pastilhas... acho que meu box vai ganhar uma corzinha!

A cara da Casa!

A lagarta
A borboleta

Bom, este é o projeto original de quem está fazendo a construção, mas já sei que não ficará igual. Infelizmente ele não gostou das aberturas brancas (o que eu adoro) e vai deixá-las na cor natural... A cor da fachada ainda está 'em estudo', mas penderá para verde ou azul. Também haverá um portão basculante na garagem, pois eu sou medrosa e quero fazer uma varanda fechada com vidro no fundo da casa, emendada na garagem para churrasqueira. Aproveita o espaço e cria mais uma área vinculada a casa. Não gosto de salão de festas separado (como é comum aqui no sul), acho que vira mais uma área pouco usada pra tomar espaço do pátio. Aos poucos vou cantando os planos...

Começando do começo...

Moro num apartamento muito simpático e com uma linda vista, mas de uns tempos pra cá passei a ter vontade de colocar o pé na grama e também de ter espaço para filhotes correndo ao redor e para reunir amigos.  Então começamos, eu e marido, a pensar sobre construir ou comprar uma casa pronta.  Eu querendo construir, pois já tinha um idéia bem formada do tipo de casa que eu queria, e ele não querendo de maneira nenhuma encarar uma obra tão longa. Perdi e me consolei em fazer uma mega reforma na casa que fosse eleita. Então passamos a namorar casas pela internet... até que nos apaixonamos por uma.
A casa era muito parecida com o que eu queria EEEEE  não estava pronta ainda! Então marido se rendeu, não ia encarar uma obra completa, mas topou se envolver com o acabamento. Eu achei o máximo poder escolher piso, torneira, pia, tinta... E cá estamos.
Acho que deveria ter começado o blog antes, assim teria ajuda de mais gente para escolher coisas, mas antes tarde do que nunca! E vamos à obra!